quinta-feira, 3 de setembro de 2009

I ENCONTRO DE RELIGIOSOS IRMÃOS DA CRB - REGIONAL BELO HORIZONTE

Aconteceu em Betim, nos dias 28 a 30 de agosto, o 1º Encontro de Religiosos Irmãos da CRB – Regional Belo Horizonte, com o tema “Identidade e missão dos religiosos irmãos”. Num clima fraterno, estiveram presentes 22 irmãos de nove institutos (Filhos da Caridade Canossianos, Frades Capuchinhos, Frades Menores, Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes, Irmãos de São Gabriel, Irmãos do Sagrado Coração, Irmãos Maristas e Jesuítas), que refletiram sobre a sua identidade, a sua espiritualidade e a sua missão no contexto da Igreja e da sociedade atual.
O resultado final das partilhas e dos debates nos mostram luzes para uma melhor compreensão e vivência de nossa consagração. Eis alguns pontos refletidos durante o encontro:
  • o nosso batismo como fonte da nossa identidade, da nossa vocação e da nossa missão, reafirmado de forma radical na consagração e profissão dos conselhos evangélicos;
  • a vida em fraternidade como elemento fundamental da nossa identidade, nos possibilitando ser irmão entre irmãos, num testemunho de partilha, de comunhão e de relações horizontais;
  • a consciência da nossa natureza sacerdotal, real e profética conferida pelo batismo e a vida fraterna nos colocam em atitude de serviço e de missão.

Diante dessas convicções, a nossa vocação é vivida de uma maneira saudável e plena, no seguimento de Jesus de Nazaré, que afirmou: “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8c).
Na vivência da nossa vocação, entretanto, há uma realidade cada vez mais forte que tende a ofuscar ou mesmo anular a compreensão do nosso carisma na Igreja e dentro da própria Vida Consagrada: o clericalismo e a hipertrofia do sacramento da Ordem. Diante dessa conjuntura adversa, cada irmão individualmente e cada instituto é chamado a aprofundar a compreensão da sua própria identidade e tornar a sua vida sinal da alegria no seguimento de Jesus. A nossa vida deve ser vibrante e cheia de encantamento. Aquilo que somos pelo nosso batismo e pela nossa consagração deve anteceder aquilo que fazemos, um dos elementos da nossa missão.
A nossa identidade de Religiosos Irmãos deve ser alimentada por uma espiritualidade centrada na pessoa de Jesus irmão. É preciso vivenciar, como Jesus, atitudes de fraternidade, de serviço, de não segregação ou discriminação, de acolhimento, de compaixão, de cuidado, de afeto e de respeito. Essa espiritualidade alimenta, também, a nossa caminhada junto com os mais necessitados, criando a necessária articulação entre a ação pastoral e a vida de oração.
O nosso encontro foi marcado, também, pelos momentos de oração e de celebração da eucaristia. Na noite do dia 29, celebramos e cantamos o Lucernário, a oração de louvor a Cristo, nossa luz. Em seguida, tivemos uma confraternização animada, regada por um bate-papo informal e muita moda de viola.
Sobre ações concretas relacionadas com a articulação dos religiosos irmãos dos diferentes institutos, quatro pontos foram decididos:
  1. Solicitar à direção da CRB Nacional tratar o tema da Vida Religiosa Consagrada Masculina Laical como uma das suas prioridades.
  2. Fortalecer os GREI’s (Grupo de Religiosos Irmãos) da CRB no regional de Belo Horizonte e de São Paulo, que estavam representados neste encontro e, também, o projeto “Totalmente Irmãos”, dos institutos laicais da CRB – Regional Belo Horizonte.
  3. Criar um blog para divulgar a vocação, ações e reflexões relacionadas com a Vida Religiosa Consagrada Masculina Laical.
  4. Promover, em 2010, o I Encontro de Religiosos Irmãos da região sudeste, aberto à participação de irmãos de outros estados. Este encontro foi marcado para os dias 12 a 15/11/2010, em Belo Horizonte, na casa de retiros Cenáculo. O lema será o mesmo do encontro Latino Americano de Religiosos Irmãos promovido pela CLAR em 2009: “Todos vós sois irmãos”.

2 comentários:

  1. Meus Irmãos conversei como nosso superior e ficou super feliz de saber que houve este encontro de irmãos... eis o que ele diz: "eu acho, a nossa vocação primeira é de ser irmão, todos somos irmãos. este fundamento deveria ser muito bem destacada na vida comunitária, na vocação e no apostolado.
    fico contente também que a tese do nossso p. Adriano sobre a vocacão do irmao foi útil e fonte de documentos e inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Caros irmãos, fiquei feliz em saber deste encontro de irmãos a nivel CRB. Como capuchinho temos vivenciado esta experiência nacionalmente, e tem sido muito rico. Com isso temos avançado na busca de viver a originalidade da vocação religiosa na Igreja sabendo que ela não está atrelada ao ministério e, não pertencendo à hierarquia eclesial, ela faz parte de sua santidade. Com certeza estarei nos próximos encontros da CRB. Abraços

    ResponderExcluir