tag:blogger.com,1999:blog-73597295834619795952024-02-08T01:55:32.495-08:00Religiosos IrmãosUnknownnoreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7359729583461979595.post-29569037935261145032016-05-04T11:47:00.001-07:002016-05-04T11:47:56.257-07:00Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7359729583461979595.post-40021085825908559392009-10-29T14:14:00.001-07:002014-11-26T16:57:10.043-08:00DAR FUNDO NO POÇO<div class="Section1">
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: .95pt; margin-right: -.05pt; margin-top: 0cm; text-align: center;">
<div style="text-align: center;">
<span style="font-size: large;"><i>Breve reflexão sobre o religioso irmão</i></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 45.6pt; text-align: center;">
<i style="mso-bidi-font-style: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman";"><br /></span></i>
<i style="mso-bidi-font-style: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman";">Denilson Mariano da Silva <span style="mso-special-character: footnote;"><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 12pt;"><a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_edn1" name="_ednref1" style="mso-endnote-id: edn1;" title="">[1]</a></span></b></span></span></i></div>
</div>
<br />
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.2pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<br /></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.2pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span>
<span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">Quando se cava um poço e se alcança um bom lençol d'água, é sinal de alegria: "Agora temos água boa e com fartura!". Porém em tempos de grande estiagem e de seca a água diminui, mistura-se com a lama. Quando isso acontece, é preciso "dar fundo no poço". Cavar mais, adentrar no lençol freático. No trabalho de dar fundo no poço, encontramos muitos objetos que caíram ou foram jogados dentro dele, coisas que ficaram esquecidas e que já nem dávamos falta. Dar fundo no poço é uma tarefa difícil, até perigosa: pode-se encontrar laje de pedra, e há também o risco de desmoronamentos. Porém cavar mais fundo é caminho para que possamos continuar a ter aquela água boa dos começos. </span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">Esta imagem do poço nos servirá de suporte para tratarmos da identidade, espiritualidade e missão do </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão </span></i><span lang="PT-BR">na Igreja e na sociedade. Esta reflexão quer fazer memória do Seminário de Religiosos Irmãos promovidos pela CLAR - Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (as), que neste ano de 2009 celebra cinqüenta anos de fundação. O Seminário aconteceu na cidade de Lima (Peru), de <st1:metricconverter productid="19 a" w:st="on">19 a</st1:metricconverter> 21 de março de 2009, animado pelo lema "Todos vocês são irmãos" (Mt 23,8c). </span></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">Dar fundo no poço significa descer às origens mais profundas, cavar fundo para buscar as motivações primigênias, aquelas que deram origem à Vida Religiosa em seu estágio inicial. </span><span lang="PT-BR">É <span style="mso-font-width: 107%;">ir ao encontro daquele "primeiro amor" </span><i><span style="mso-font-width: 76%;">(cE. </span></i><span style="mso-font-width: 107%;">Ap 2,4-5) que não pode ser esquecido nem abandonado. Assim, para falar algo do </span><i><span style="mso-font-width: 91%;">Religioso Irmão </span></i><span style="mso-font-width: 107%;">de forma pertinente, há de se voltar à origem da Vida Religiosa enquanto tal. </span><span style="mso-font-width: 108%;">Esta busca pode ajudar a todos nós - aos Religiosos Irmãos, às religiosas irmãs, aos religiosos presbíteros e também aos membros dos Institutos seculares e Ordens Terceiras - a reavivar o específico de nossa Consagração religiosa, clarificando ainda mais nossa missão na Igreja e na sociedade. </span></span></span></div>
<div class="Estilo" style="text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">Adentrar no "lençol freático" da Vida Religiosa</span></b></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: .45pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">A Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus marcaram de tal modo a vida dos discípulos e das comunidades cristãs que as fizeram inaugurar um novo modo de viver e conviver. Como bem expressa Paulo: "Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim" (Gl2,20). Esta Igreja nascente enfrentou duras perseguições, muitos foram os mártires que deram sua vida por causa do Evangelho. Estavam no mundo como se não fossem do mundo. E, apesar dos problemas internos, conseguiram fazer uma caminhada de verdadeira fraternidade, sempre animados pelo exemplo de vida de Jesus. </span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">Com o Edito de Milão (313), Diocleciano, vendo o enfraquecimento do Império Romano e o insucesso na perseguição aos cristãos, liberou o culto cristão e findou as perseguições. A Igreja saiu das casas e das catacumbas, ganhou templos públicos e grandes igrejas. Ganhou em número de fiéis, mas perdeu a qualidade do testemunho cristão. Ao sentir que a água estava meio suja, alguns cristãos, desejosos de seguir a radicalidade da vida cristã, se afastaram dos povoados e foram viver no deserto. Em protesto ao distanciamento da prática e do ensinamento de Jesus, "fugiam do mundo", procurando uma forma de seguir a Jesus Cristo mais de perto, através da prática do silêncio, da oração e da caridade. Esta iniciativa que, inicialmente, foi marcada por uma vida mais solitária, depois se organizou em comunidades e, aos poucos, deu origem ao "poço" da Vida Religiosa. Aí era possível encontrar a água limpa da vida a serviço do Evangelho e do Reino. </span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR" style="mso-font-width: 108%;">Esse projeto inicial de consagração ao Senhor era extremamente simples. A "fuga do mundo" era marcada pelo sincero </span><span lang="PT-BR" style="mso-font-width: 109%;">desejo de viver a aliança do Batismo de uma forma radical, amando a Deus e ao próximo. Era um ato de verdadeiro amor proveniente da descoberta de ser amado por Deus. A vida se convertia numa oferta de amor. Isso dava sentido ao apostolado e </span><span lang="PT-BR" style="mso-font-width: 89%;">à </span><span lang="PT-BR" style="mso-font-width: 109%;">vida de comunidade que se espelhava na vivência dos primeiros cristãos, que tudo partilhavam, de forma que entre eles não havia necessitados (cf At 4,32-35). Consagração é aquela atitude através da qual, por amor, a pessoa se consagra a Deus de forma livre e gratuita. Assim, tudo o que acontece é contemplado pela ótica do amor radical a Deus e tudo é re-significado a partir da vontade e do projeto de Deus. </span><span lang="PT-BR" style="mso-font-width: 106%;">É </span><span lang="PT-BR" style="mso-font-width: 109%;">a partir de tal eixo original de consagração a Deus que devemos buscar a identidade do </span><i><span lang="PT-BR" style="mso-font-width: 91%;">Religioso Irmão. </span></i></span></div>
<div class="Estilo" style="text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">Objetos esquecidos no fundo do poço </span></b></div>
<div class="Estilo" style="text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="Estilo" style="text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">Ao revisitar a história da Vida Religiosa, vemos que, ao período áureo do monarquismo, no qual a vida era marcada pela procura de Deus e pelo serviço aos irmãos, seguiu-se uma forte e progressiva clericalização, a ponto de, no Concílio de Viena, no ano de 1311, ficar estabelecido que todos os monges não impedidos juridicamente deviam receber a ordenação. Não nos cabe aqui fazer todo o percurso histórico, mas essa progressiva clericalização da Vida Religiosa colocou em segundo plano o </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão. </span></i><span lang="PT-BR">Os "não ordenados" passaram a ser tratados como "coadjutores" dos sacerdotes e hierarquicamente tratados como inferiores. Nesse tempo e na maioria dos casos, ser </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão </span></i><span lang="PT-BR">não era uma opção por parte da pessoa. Em geral, os superiores é que indicavam entre os candidatos quem seguiria o caminho sacerdotal e quem ficaria como </span><i><span lang="PT-BR">irmão. </span></i><span lang="PT-BR">Os que manifestavam certa dificuldade para os estudos, ou já entravam em idade um pouco avançada, eram relegados aos trabalhos práticos e não tinham oportunidade de estudar, como os candidatos religiosos, ao sacerdócio. </span></span></div>
<div class="Estilo" style="text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">Não havia espaço de discernimento nem condições para uma escolha verdadeiramente livre por parte do candidato. Some-se a isso que "a ordenação sacerdotal era vista como obra divina e possuía valor maior que os votos, vistos como </span><span lang="PT-BR">simples obra humana" <a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_edn2" name="_ednref2" style="mso-endnote-id: edn2;" title=""><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR">[ii]</span></span></a>. Isto só começou a mudar com o surgimento dos Institutos formados unicamente de </span><i><span lang="PT-BR">Religiosos Irmãos. </span></i><span lang="PT-BR">A partir daí </span><span lang="PT-BR">é <span style="mso-font-width: 108%;">que a figura do </span><i><span style="mso-font-width: 89%;">irmão </span></i><span style="mso-font-width: 108%;">começou a ser novamente valorizada. Mesmo assim, ainda </span>é <span style="mso-font-width: 108%;">fato que, no conjunto da Vida Religiosa, os </span><i><span style="mso-font-width: 89%;">Religiosos Irmãos </span></i><span style="mso-font-width: 108%;">representam uma minoria, em alguns casos não são compreendidos em sua opção de vida. Frequentemente são questionados: "por que não se ordenaram?". Este constante questionamento faz transparecer um sentimento de que lhes falta ainda algo em sua consagração. </span></span></span></div>
<div class="Estilo" style="text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">Recuperando a água pura</span></b></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: -.05pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">No momento eclesial e social que vivemos, acreditamos que a vida dos </span><i><span lang="PT-BR">Religiosos Irmãos </span></i><span lang="PT-BR">exige, novamente, a tarefa de "dar fundo no poço". Vivemos, ainda, um clima eclesial fortemente clerical, de sensível crise da Vida Religiosa, marcada por grande número de desistências e baixo número de vocações. Some-se a isso os contravalores que embaçam o testemunho cristão de religiosos e religiosas cuja vida se distancia em muito da prática e do ensinamento de Jesus. E, em meio a tudo isso, muitos não entendem nem valorizam a opção de vida do </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão. </span></i><span lang="PT-BR">Muitas vezes tal opção é abafada por uma pastoral vocacional e uma caminhada formativa ainda direcionadas mais para o ministério clerical do que para a Vida Religiosa enquanto tal. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: -.05pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">Assim, dar fundo no poço, buscar as raízes da Vida Religiosa, evidencia que ao </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão </span></i><span lang="PT-BR">não falta nada: a Vida Religiosa "constitui em si mesma um estado completo de profissão dos conselhos evangélicos" <a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_edn3" name="_ednref3" style="mso-endnote-id: edn3;" title=""><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR">[iii]</span></span></a>. E, ainda, o Papa João Paulo II afirmou, em discurso aos </span><i><span lang="PT-BR">irmãos </span></i><span lang="PT-BR">em 1980: "Não se pode pensar a Vida Religiosa na Igreja sem a presença desta particular vocação laical..." <a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_edn4" name="_ednref4" style="mso-endnote-id: edn4;" title=""><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR">[iv]</span></span></a>. </span><span lang="PT-BR"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span><span lang="PT-BR">Fica evidente que a vocação do Religioso'Irmão não pode ser compreendida pela contraposição ao sacerdócio ministerial do religioso presbítero, deve, antes, ser compreendida pela acentuação da Vida Religiosa enquanto tal: o seguimento radical a Jesus Cristo, pela vivência da radicalidade de seu Batismo: procura de Deus e serviço aos irmãos. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 1.45pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><i style="mso-bidi-font-style: normal;"><span lang="PT-BR">Unicamente o Irmão dá um testemunho unívoco do que </span></i><i style="mso-bidi-font-style: normal;"><span lang="PT-BR">é <span style="mso-font-width: 109%;">a Vida Religiosa. No caso do religioso sacerdote, as pessoas têm a tendência a ver nele o sacerdote e não o religioso. No caso das religiosas, sua Vida Religiosa está manifesta a todos - pelo menos nas atuais disposições da Igreja -, elas não podem pretender ao sacerdócio. O Religioso Irmão </span><span style="mso-font-width: 88%;">é </span><span style="mso-font-width: 109%;">quem, ante as possibilidades que lhe oferecem, escolhe um gênero de vida na Igreja, simplesmente como religioso. Quem deseja compreender o que </span>é <span style="mso-font-width: 109%;">a Vida Religiosa ... pois bem, que olhem para os irmãos.<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_edn5" name="_ednref5" style="mso-endnote-id: edn5;" title=""><span style="mso-special-character: footnote;"><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR">[v]</span></b></span></a></span></span></i></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 1.45pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: .65pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">O </span><span lang="PT-BR">encontro de </span><i><span lang="PT-BR">irmãos </span></i><span lang="PT-BR">promovido pela CLAR foi uma oportunidade para dar fundo no poço da vida dos </span><i><span lang="PT-BR">Religiosos Irmãos </span></i><span lang="PT-BR">na busca de reencontrar a água pura da consagração da vida ao Senhor e ao seu Reino. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">O encontro dos Religiosos Irmãos em Lima </span></b></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-right: .45pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">Em três dias de trabalho intenso e alegre, com troca de experiências, exposições, diálogos e discussões em grupos, os </span><i><span lang="PT-BR">irmãos </span></i><span lang="PT-BR">se dedicaram a: </span><b><span lang="PT-BR">ver a realidade </span></b><span lang="PT-BR">na qual os </span><i><span lang="PT-BR">religiosos leigos </span></i><span lang="PT-BR">estão inseridos na Igreja e na sociedade; </span><b><span lang="PT-BR">julgar </span></b><span lang="PT-BR">a partir da presença de </span><i><span lang="PT-BR">Jesus-irmão </span></i><span lang="PT-BR">e de uma Igreja-comunidade-de-iguais; </span><b><span lang="PT-BR">agir, </span></b><span lang="PT-BR">com ternura e vigor, com os olhos bem abertos e os pés bem no chão da realidade latino-americana e caribenha. Em tudo isso, sempre animados por celebrações de fé e vida. Nesse Seminário, evidenciou-se que na vida dos </span><i><span lang="PT-BR">Religiosos Irmãos </span></i><span lang="PT-BR">há três dimensões que não se separam e que exigem um cuidado especial: identidade, espiritualidade e missão. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: .45pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">A </span><b><span lang="PT-BR">identidade </span></b><span lang="PT-BR">do </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão </span></i><span lang="PT-BR">se constrói no diálogo com todos os membros do Povo de Deus, com leigos e leigas, com as irmãs religiosas e com os clérigos. A fraternidade é elemento essencial de seu ser consagrado, ela se inspira em Jesus, que quer uma comunidade de irmãos que vivam o amor mútuo. Assim, na rica diversidade de carismas, culturas, raças, idades e línguas, todos têm em comum o fato de serem seguidores de </span><i><span lang="PT-BR">Jesus-irmão </span></i><span lang="PT-BR">e viver esta comum fraternidade no serviço ao Reino de Deus. O decisivo é a qualidade do seu testemunho. Se a vida não é entrega radical a servi</span><span lang="PT-BR">ço do Evangelho, o consagrado cai na passividade. Importa notar que a vida do </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão </span></i><span lang="PT-BR">desperta interesse na medida em que manifesta uma força interior que expressa a Boa-Notícia de Deus: a espiritualidade. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: .7pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">Sua </span><b><span lang="PT-BR">espiritualidade </span></b><span lang="PT-BR">nasce de uma relação pessoal com Deus, na qual se percebe o grande dom de ser amado por Deus-Pai e de ser irmão de Jesus. Os </span><i><span lang="PT-BR">Religiosos Irmãos </span></i><span lang="PT-BR">são chamados a ser irmãos de Cristo, irmãos entre si, irmãos de todos os seres humanos, "irmãos para uma maior fraternidade na Igreja" <a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_edn6" name="_ednref6" style="mso-endnote-id: edn6;" title=""><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR">[vi]</span></span></a>. A Palavra de Deus deve estar no centro de sua caminhada espiritual e faz o </span><i><span lang="PT-BR">irmão </span></i><span lang="PT-BR">se encarnar na realidade de pobreza e exclusão, vivendo a compaixão, a ternura e a misericórdia por todos(as) que sofrem. Jesus não apenas se fez humano, ele se fez irmão. Assim, a espiritualidade reconduz </span><span lang="PT-BR">à </span><span lang="PT-BR">fraternidade, que é dom e tarefa, verdadeiro espaço de humanização que impulsiona a missão de transformar a sociedade com atitudes místico-proféticas. Ter a atitude de Jesus-irmão diante das pessoas: "Que queres que eu te faça" (Mc </span><span lang="PT-BR">10,51)'- </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: .7pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">A </span><b><span lang="PT-BR">missão </span></b><span lang="PT-BR">do </span><i><span lang="PT-BR">Religioso Irmão </span></i><span lang="PT-BR">é anunciar a Jesus Cristo e seu Reino desde seu ser consagrado, permanecendo presente junto aos mais pobres e excluídos. Ele deve estar atento e marcar presença nas novas fronteiras, nas periferias e nas novas realidades sociais, marcadas pela violência, pobreza, violação dos direitos humanos, falta de educação e saúde, crianças abandonadas, mulheres agredidas e violentadas, com a juventude sem futuro, com os migrantes e a natureza destruída, a fim de promover a dignidade, a justiça e a vida em todas as suas manifestações. Jesus é o irmão maior, por isso não devemos nunca nos esquecer de nos chamar de </span><i><span lang="PT-BR">irmãos. </span></i></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: .7pt; text-align: justify; text-indent: 35.45pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">O Seminário de Religiosos Irmãos quis ser algo mais do que "papéis e relatórios", quis ser um </span><i><span lang="PT-BR">Kairós, </span></i><span lang="PT-BR">um tempo de graça que permitisse aos participantes deixar-se conduzir pelo Espírito compartilhando experiências. Esse Seminário representou um grande chamado </span><span lang="PT-BR">à </span><span lang="PT-BR">continuidade da organização e animação dos </span><i><span lang="PT-BR">irmãos </span></i><span lang="PT-BR">em suas conferências nacionais e em seus núcleos regionais, sendo propagadores da experiência vivida <st1:personname productid="em Lima. Representou" w:st="on">em Lima. Representou</st1:personname>, ainda, um forte con</span><span lang="PT-BR">vite a revisar a formação inicial e permanente de modo a responder </span><span lang="PT-BR">à </span><span lang="PT-BR">nossa identidade, espiritualidade e missão de </span><i><span lang="PT-BR">irmãos religiosos. </span></i><span lang="PT-BR">E, a longo prazo, outro seminário latino-americano e caribenho para continuar cuidando da Vida Religiosa dos irmãos "para uma maior fraternidade no mundo". </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div style="border-bottom: solid windowtext 1.0pt; border: none; mso-border-bottom-alt: solid windowtext .75pt; mso-element: para-border-div; padding: 0cm 0cm 1.0pt 0cm;">
<div class="Estilo" style="border: none; mso-border-bottom-alt: solid windowtext .75pt; mso-padding-alt: 0cm 0cm 1.0pt 0cm; padding: 0cm;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
</div>
<div class="Estilo">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 2.25pt; text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">Bibliografia </span></b></div>
<div class="Estilo">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-left: 21.3pt; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">BARDOLET,Jaume Pujo!. El futuro de Ia vida religiosa laical (I). </span></div>
<div class="Estilo" style="margin-left: 21.3pt; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><i><span lang="PT-BR">Vida Religiosa, </span></i><span lang="PT-BR">Boletin 7 (1987) 195-205. </span></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 21.3pt; margin-right: .95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">BAZARRA, Carlos. Relaciones entre hermanos y clérigos en Ia vida religiosa. </span><i><span lang="PT-BR">CLAR </span></i><span lang="PT-BR">IV (out./dez. 2008) 28-37. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-left: 21.3pt; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">CIARDI, Fábio. A vocação do irmão a partir de uma teologia da vida religiosa. </span><i><span lang="PT-BR">Convergência </span></i><span lang="PT-BR">271, abril 1994, 135-150. </span></span></div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 21.3pt; margin-right: .7pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">JOÃO PAULO lI. </span><i><span lang="PT-BR">Discurso aos irmãos religiosos dos institutos clericais e laicais de Roma. </span></i><span lang="PT-BR">Disponível em: <a href="opera:illegal-url-14"><b><span style="color: black; text-decoration: none;">Erro! A referência de hiperlink não é válida.</span></b></a> </span>holyjather/john_paul_ii/speeches/1980/january> . </span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 21.3pt; margin-right: .95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">MATOS, Henrique Cristiano José. <i><span lang="PT-BR">Vida religiosa; </span></i><span lang="PT-BR">discipulado consagrado <st1:personname productid="em missão. Belo Horizonte" w:st="on">em missão. Belo Horizonte</st1:personname>: O Lutador, 2009. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 21.3pt; margin-right: .95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">PAULO VI. Decreto </span><i><span lang="PT-BR">Peifectae caritatis, </span></i><span lang="PT-BR">sobre a conveniente renovação da vida religiosa. Vaticano, 1965. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 21.3pt; margin-right: .7pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;">PRADA, Oscar Augusto Elizalde. Presencia carismática deI religioso hermano en Ia Iglesia. Disponível em: <www .="" lasalle.="" org.co="">, documentos (mimeo). </www></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 21.3pt; margin-right: .95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">NICODEM, Edgar Genuino. Identidad e misión de los religiosos hermanos. </span><i><span lang="PT-BR">CLAR </span></i><span lang="PT-BR">IV (out./ dez. 2008) 9-17. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 21.3pt; margin-right: .95pt; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: -21.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR">UNIÓN DE SUPERIORES GENERALES. </span><i><span lang="PT-BR">Hermano en los institutos religiosos laicales. </span></i><span lang="PT-BR">Roma, 1991. p. 6-7. </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 32.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 32.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><b><span lang="PT-BR">Questões para ajudar </span></b><b><span lang="PT-BR">a <span style="mso-bidi-font-style: italic; mso-font-width: 89%;">leitura individual ou </span>o <span style="mso-bidi-font-style: italic; mso-font-width: 89%;">debate </span>em <span style="mso-bidi-font-style: italic; mso-font-width: 89%;">comunidade </span></span></b></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-right: 32.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><br /></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 16.3pt; margin-right: 10.75pt; margin-top: 0cm; mso-list: l0 level1 lfo1; text-align: justify; text-indent: -16.3pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR"><span style="mso-list: Ignore;">1.<span style="font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; line-height: normal;"> </span></span></span><span lang="PT-BR">Ao olhar para as origens da Vida Religiosa em sua busca de seguimento radical a Jesus, que precisamos rever em nosso modo de ser e agir como religiosos? </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 16.3pt; margin-right: 11.0pt; margin-top: 0cm; mso-list: l0 level1 lfo1; text-indent: -16.8pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR"><span style="mso-list: Ignore;">2.<span style="font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; line-height: normal;"> </span></span></span><span lang="PT-BR">O trabalho de pastoral e animação vocacional enfatiza mais o religioso presbítero. Por quê? </span></span></div>
</div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 16.3pt; margin-right: 11.0pt; margin-top: 0cm; mso-list: l0 level1 lfo1; text-indent: -16.8pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-family: Trebuchet MS, sans-serif;"><span lang="PT-BR"><span style="mso-list: Ignore;">3.<span style="font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; line-height: normal;"> </span></span></span><span lang="PT-BR">Qual a grande contribuição dos irmãos consagrados para a Vida Religiosa hoje? Dê exemplos. </span></span></div>
</div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div style="mso-element: endnote-list;">
<br />
<hr align="left" size="1" width="33%" />
<div id="edn1" style="mso-element: endnote;">
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 14.2pt; margin-right: .3pt; margin-top: 0cm; tab-stops: 14.2pt; text-align: justify; text-indent: -13.35pt;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_ednref1" name="_edn1" style="mso-endnote-id: edn1;" title=""><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;"><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">[1]</span></span></span></a><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">Irmão Denilson Mariano da Silva <span style="mso-font-width: 91%;">é </span>religioso sacramentino, membro do Conselho Geral dos Sacramentinos de Nossa Senhora. É mestre em Eclesiologia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte - MG. Integra o Movimento Boa Nova (<a href="http://www.mobon.org.br/">http://www.mobon.org.br</a>) e assessora cursos e encontros. </span></div>
<div class="Estilo" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 14.2pt; margin-right: .3pt; margin-top: 0cm; tab-stops: 14.2pt; text-align: justify; text-indent: -13.35pt;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">Endereço do autor: Praça da Matriz, 38, Caixa Postal 41, CEP 36970-000, Manhumirim - MG. Tel. e fax: (33) 3341-1900. E-mail: <a href="mailto:marianosdn@yahoo.com.br">marianosdn@yahoo.com.br</a>.</span></div>
</div>
<div id="edn2" style="mso-element: endnote;">
<div class="MsoEndnoteText" style="margin-left: 14.2pt; tab-stops: 14.2pt; text-indent: -13.35pt;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_ednref2" name="_edn2" style="mso-endnote-id: edn2;" title=""><span lang="PT-BR"><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">[ii]</span></span></span></a><span lang="PT-BR"> CIARDI, Fábio. A vocação do irmão a partir de uma teologia da vida religiosa. <i><span style="mso-font-width: 90%;">Convergência </span></i>271, abril, 1994. p.139.</span></div>
</div>
<div id="edn3" style="mso-element: endnote;">
<div class="Estilo" style="line-height: 10.8pt; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 14.2pt; margin-right: 1.25pt; margin-top: 3.8pt; mso-line-height-rule: exactly; tab-stops: 14.2pt; text-align: justify; text-indent: -13.35pt;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_ednref3" name="_edn3" style="mso-endnote-id: edn3;" title=""><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;"><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">[iii]</span></span></span></a><i><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">Perfectae Caritatis, </span></i><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">n. 10. Disponível em: (</span><span style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;"><a href="http://www.vatican.va/archi%1fve/hisccouncils/ii_vatican_council/documents/vat-ii%20decree_19651028%20perfectae-caritatis_%20po.html"><span lang="PT-BR" style="mso-ansi-language: PT-BR;">http://www.vatican.va/archive/hisccouncils/ii_vatican_council/documents/vat-ii decree_19651028 perfectae-caritatis_ po.html</span></a></span><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">). </span></div>
</div>
<div id="edn4" style="mso-element: endnote;">
<div class="MsoEndnoteText" style="margin-left: 14.2pt; tab-stops: 14.2pt; text-indent: -13.35pt;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_ednref4" name="_edn4" style="mso-endnote-id: edn4;" title=""><span lang="PT-BR"><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">[iv]</span></span></span></a><span lang="PT-BR" style="mso-ansi-language: IT;"> </span><i><span lang="IT" style="mso-ansi-language: IT; mso-font-width: 90%;">L'Osservatore Romano, </span></i><span lang="IT" style="mso-ansi-language: IT;">2 fev. 1986.</span></div>
</div>
<div id="edn5" style="mso-element: endnote;">
<div class="MsoEndnoteText" style="margin-left: 14.2pt; tab-stops: 14.2pt; text-indent: -13.35pt;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_ednref5" name="_edn5" style="mso-endnote-id: edn5;" title=""><span lang="PT-BR"><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">[v]</span></span></span></a><span lang="PT-BR"> PRADA, Oscar Augusto Elizalde. Presencia carismática del religioso hermano en Ia Iglesia. Disponível em: <span style="mso-font-width: 105%;">(<a href="http://www.lasalle.org.com/">www.<span style="mso-font-width: 100%;">lasalle.org.com</span></a></span>), documentos (mimeo). Citando UNIÓN DE SUPERIORES GENERALES. <i><span style="mso-font-width: 86%;">Hermano en los institutos religiosos laicales. </span></i>Roma, 1991. p. 6-7.</span></div>
</div>
<div id="edn6" style="mso-element: endnote;">
<div class="MsoEndnoteText" style="margin-left: 14.2pt; tab-stops: 14.2pt; text-indent: -13.35pt;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=7359729583461979595#_ednref6" name="_edn6" style="mso-endnote-id: edn6;" title=""><span lang="PT-BR"><span style="mso-special-character: footnote;"><span lang="PT-BR" style="font-family: "Times New Roman", "Times New Roman"; font-size: 10pt;">[vi]</span></span></span></a><span lang="PT-BR"> <i><span style="mso-font-width: 92%;">Vita Consecrata. </span></i>São Paulo: Paulinas, 1996. <span style="mso-font-width: 106%;">n. </span>60, p. 117. (Coleção A voz do <span style="mso-font-width: 106%;">papa, n. </span><span style="mso-font-width: 91%;">147.)</span></span><br />
<br />
<span lang="PT-BR"><span style="mso-font-width: 91%;">FONTE: Revista Convergencia - Outrubro/2009, p. 642-648</span></span><span lang="PT-BR" style="font-size: 10.0pt;"> </span> <span lang="PT-BR"><span style="mso-font-width: 91%;"> </span></span></div>
</div>
</div>
Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7359729583461979595.post-57113627883037642222009-09-03T19:13:00.000-07:002009-09-04T12:50:58.186-07:00I ENCONTRO DE RELIGIOSOS IRMÃOS DA CRB - REGIONAL BELO HORIZONTE<div style="text-align: justify;">Aconteceu em Betim, nos dias 28 a 30 de agosto, o 1º Encontro de Religiosos Irmãos da CRB – Regional Belo Horizonte, com o tema “Identidade e missão dos religiosos irmãos”. Num clima fraterno, estiveram presentes 22 irmãos de nove institutos (Filhos da Caridade Canossianos, Frades Capuchinhos, Frades Menores, Fráteres de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes, Irmãos de São Gabriel, Irmãos do Sagrado Coração, Irmãos Maristas e Jesuítas), que refletiram sobre a sua identidade, a sua espiritualidade e a sua missão no contexto da Igreja e da sociedade atual.</div><div style="text-align: justify;"></div><div style="text-align: justify;"></div><div></div><div style="text-align: justify;">O resultado final das partilhas e dos debates nos mostram luzes para uma melhor compreensão e vivência de nossa consagração. Eis alguns pontos refletidos durante o encontro: </div><div style="text-align: justify;"><ul><li>o nosso <strong><span style="color: #ffe599;">batismo</span></strong> como fonte da nossa identidade, da nossa vocação e da nossa missão, reafirmado de forma radical na consagração e profissão dos conselhos evangélicos;</li>
<li>a vida em <strong><span style="color: #ffe599;">fraternidade</span></strong> como elemento fundamental da nossa identidade, nos possibilitando ser irmão entre irmãos, num testemunho de partilha, de comunhão e de relações horizontais;</li>
<li>a consciência da nossa natureza sacerdotal, real e profética conferida pelo batismo e a vida fraterna nos colocam em atitude de <strong><span style="color: #ffe599;">serviço</span></strong> e de <strong><span style="color: #ffe599;">missão</span></strong>.</li>
</ul></div><br />
<div style="text-align: justify;"></div><div></div><div style="text-align: justify;">Diante dessas convicções, a nossa vocação é vivida de uma maneira saudável e plena, no seguimento de Jesus de Nazaré, que afirmou: “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8c).</div><div style="text-align: justify;"></div><div></div><div style="text-align: justify;">Na vivência da nossa vocação, entretanto, há uma realidade cada vez mais forte que tende a ofuscar ou mesmo anular a compreensão do nosso carisma na Igreja e dentro da própria Vida Consagrada: o clericalismo e a hipertrofia do sacramento da Ordem. Diante dessa conjuntura adversa, cada irmão individualmente e cada instituto é chamado a aprofundar a compreensão da sua própria identidade e tornar a sua vida sinal da alegria no seguimento de Jesus. A nossa vida deve ser vibrante e cheia de encantamento. Aquilo que somos pelo nosso batismo e pela nossa consagração deve anteceder aquilo que fazemos, um dos elementos da nossa missão.</div><div style="text-align: justify;"></div><div></div><div style="text-align: justify;">A nossa identidade de Religiosos Irmãos deve ser alimentada por uma espiritualidade centrada na pessoa de Jesus irmão. É preciso vivenciar, como Jesus, atitudes de fraternidade, de serviço, de não segregação ou discriminação, de acolhimento, de compaixão, de cuidado, de afeto e de respeito. Essa espiritualidade alimenta, também, a nossa caminhada junto com os mais necessitados, criando a necessária articulação entre a ação pastoral e a vida de oração.</div><div style="text-align: justify;"></div><div></div><div style="text-align: justify;">O nosso encontro foi marcado, também, pelos momentos de oração e de celebração da eucaristia. Na noite do dia 29, celebramos e cantamos o Lucernário, a oração de louvor a Cristo, nossa luz. Em seguida, tivemos uma confraternização animada, regada por um bate-papo informal e muita moda de viola.</div><div style="text-align: justify;"></div><div></div><div style="text-align: justify;">Sobre ações concretas relacionadas com a articulação dos religiosos irmãos dos diferentes institutos, quatro pontos foram decididos:</div><div style="text-align: justify;"><ol><li>Solicitar à direção da CRB Nacional tratar o tema da Vida Religiosa Consagrada Masculina Laical como uma das suas prioridades.</li>
<li>Fortalecer os GREI’s (Grupo de Religiosos Irmãos) da CRB no regional de Belo Horizonte e de São Paulo, que estavam representados neste encontro e, também, o projeto “Totalmente Irmãos”, dos institutos laicais da CRB – Regional Belo Horizonte.</li>
<li>Criar um blog para divulgar a vocação, ações e reflexões relacionadas com a Vida Religiosa Consagrada Masculina Laical.</li>
<li>Promover, em 2010, o I Encontro de Religiosos Irmãos da região sudeste, aberto à participação de irmãos de outros estados. Este encontro foi marcado para os dias 12 a 15/11/2010, em Belo Horizonte, na casa de retiros Cenáculo. O lema será o mesmo do encontro Latino Americano de Religiosos Irmãos promovido pela CLAR em 2009: “Todos vós sois irmãos”.</li>
</ol></div>Unknownnoreply@blogger.com2